Noite Internacional de Observação da Lua no Observatório!

A Noite Internacional de Observação da Lua, International Observe the Moon Night (InOMN), é um evento mundial de celebração pública da ciência e exploração lunar, realizado anualmente desde 2010, coordenado por um dos setores de Educação e Divulgação da NASA. Uma vez ao ano – geralmente no mês de outubro num final de semana de …

Noite Internacional de Observação da Lua no Observatório!Leia Mais »

Observatório da Unesp completa 9 anos

O Observatório de Astronomia da Unesp está a todo o vapor! Com diversas atividades e atendimentos públicos e escolares desde sua inauguração em 4 de agosto de 2009, o Observatório tem ganhado experiência e motivação para continuar sua ação tão importante para a popularização da Ciência. Neste mês, celebraremos 9 anos de Observatório, com uma …

Observatório da Unesp completa 9 anosLeia Mais »

Observatórios têm programação especial para lembrar o Dia Internacional do Asteroide! Confira e saiba mais sobre essa data!

30 de junho foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional do Asteróide. Isso para lembrar o que caiu na Sibéria, Rússia, em 30 de junho de 1908. São mais de 2.500 eventos espalhados por 193 países. Aqui no Brasil, vários observatórios têm programação especial e começam neste sábado, como por …

Observatórios têm programação especial para lembrar o Dia Internacional do Asteroide! Confira e saiba mais sobre essa data!Leia Mais »

475 anos da publicação do Livro “Da revolução das esferas celestes” de Copérnico!

Em 24 de maio de 1543, a exatos 475 anos atrás, era publicado o livro de Nicolau Copérnico intitulado “Da revolução das esferas celestes”, cujo título original em latim era Revolutionibus Orbium Coelestium. Quando propôs sua teoria, Copérnico queria compreender um dos grandes problemas da Astronomia na época, o movimento retrógrado dos planetas, que era …

475 anos da publicação do Livro “Da revolução das esferas celestes” de Copérnico!Leia Mais »

Observatório de Astronomia realizará evento nesse sábado com o tema “Júpiter: o planeta tempestuoso”.

Você sabia que Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar? E que Júpiter possui uma atmosfera? Na atmosfera deste gigante do Sistema Solar existem nuvens, grandes ciclones e intensos sistemas de alta pressão, assim como vemos aqui na atmosfera de nosso planeta. Porém, lá estes fenômenos têm muitas diferenças em relação ao que conhecemos …

Observatório de Astronomia realizará evento nesse sábado com o tema “Júpiter: o planeta tempestuoso”.Leia Mais »

Sugestão de filme astronômico: “Contato” !

Seguindo a missão de divulgar a Ciência através das mais variadas mídias, a partir de maio a equipe do Observatório vai dar dicas de filmes de ficção científica relacionados à Astronomia! A primeira indicação é um dos grandes clássicos de ficção-científica das últimas décadas: Contato, lançado em 1997 e dirigido por Robert Zemeckis (De volta …

Sugestão de filme astronômico: “Contato” !Leia Mais »

Astronomia Indígena: o céu dos nativos brasileiros.

Abril é o mês do Índio. E o céu é o patrimônio histórico natural da humanidade que, ao longo dos anos, nos ajudou a entender melhor a natureza e o universo. Ao redor do mundo temos inúmeros registros de como os antigos construíram esse conhecimento sobre a astronomia e de como eles usavam tais informações …

Astronomia Indígena: o céu dos nativos brasileiros.Leia Mais »

22 de abril: o Dia Internacional da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, sendo esta uma forma de protesto contra a poluição. Esta data foi instituída em 22 de abril de 1970, data do primeiro protesto e, em 1990, foi instituída a data internacionalmente. O Dia da Terra tem por objetivo a tomada de consciência dos recursos …

22 de abril: o Dia Internacional da TerraLeia Mais »